E ao baixar um aplicativo, você sabe se seu Sistema é x64 ou x86?
A por muitos chamada “configuração do computador” vai muito além disso e, conhecer cada detalhe da sua máquina é extremamente importante. Sendo assim, o Senhor do Século resolveu desmitificar tal conhecimento visto por muitos usuários como um bicho de sete cabeças.
Neste tutorial, serão abordados métodos de obtenção de tais informações tanto em ambiente Windows quanto GNU/Linux. No SO (Sistema Operacional) da Microsoft, será usada como base sua última versão, ou seja, o Windows 8. Mas não se preocupe, as outras versões da plataforma não ficarão de fora. Quanto ao GNU/Linux, pelo fato de seus comandos poderem ser aplicados na maioria dos sistemas, será utilizado apenas um, o Chrunchbang Linux –que tem como “Pai” o aclamado Debian Squeeze.
No Windows
No Sistema Operacional da Microsoft, há uma série de maneiras de se chegar às informações do computador:
O Modo direto:
- Primeiro, abra “Computador” digitando na tela inicial do Windows 8 ou acessando pelo menu iniciar no Windows 7.
- Clique com o botão direito no espaço em branco da janela e em seguida, clique em “Propriedades” a janela com as informações se abrirá.
(Para tal, você também pode clicar diretamente no ícone “Computador”, depois em “Propriedades”)O Modo “conservador”:
- Comece abrindo o “Painel de Controle”, digitando na tela inicial do Windows 8 ou acessando diretamente pelo menu iniciar do Windows 7.
- Em seguida, selecione a categoria “Sistema e Segurança”.
- Depois clique em “Sistema” e voilà!
Analisando as informações:
A tela abaixo, é a mesma que você verá no Windows 8 e muito semelhante à do Windows 7. Os diferentes grupos foram enumerados e serão explicados separadamente logo abaixo.
Edição do Windows
1. Exibe a versão do Sistema instalado em seu computador. No Windows 7, por exemplo, é possível ver “Windows 7 Home Premium”, “Windows 7 Ultimate”, etc.
Sistema
2. O Índice de Experiência do Windows, nada mais é que uma avaliação feita pelo SO levando em consideração o desempenho do computador em relação aos recursos exigidos e utilizados pelo Sistema. O valor tomado como base é o mais baixo dentre os resultados, por exemplo, se no quesito “Processador” seu computador leva a nota 7,0 e em “Elementos Gráficos” a nota 4,5, seu índice será 4,5 –a menor.
3. Os detalhes do Processador são exibidos aqui, desde nome até a velocidade. Por exemplo, Intel® Core™ i7 3630QM @ 2.40 GHz. Onde, “Intel®” é a fabricante, “Core™ i7” é o tipo do processador, “3630QM” é a o número de série e “@ 2.40 GHz” é a velocidade de cada núcleo do seu processador.
4. Nesta parte, encontra-se o valor referente à quantidade de memória RAM (Random Access Memory, Memória de Acesso Aleatório) instalada no computador. Por exemplo, “4,00 GB (Utilizável 3,8)”.
5. O Tipo de Sistema é, na grande maioria das vezes, dividido em dois: x64 e x86.
6. Esta seção indica se há suporte a Caneta e Toque ou não. Caso seu computador possua tela sensível ao toque, os detalhes são exibidos aqui.
Nome do computador, domínio e configurações de grupo de trabalho
7. O nome dado ao seu computador no ato da instalação.
8. Nome completo do computador, também inserido durante a instalação do sistema.
9. A identificação do Grupo de Trabalho no qual seu computador está integrado é exibido aqui.
Ativação do Windows
10. O status de ativação da sua cópia do Windows é exibida aqui, assim como a opção para sua visualização detalhada.
11. Esta é a chamada “Chave de ativação”, a qual é inserida durante a instalação do Windows. Ela é única para cada sistema e, no caso do Windows 8, associa-se a sua conta da Microsoft.
No GNU/Linux
Usa-se um único comando via Terminal para que você conheça o Sistema Operacional, a versão do Kernel (núcleo do sistema) e a Arquitetura (x64 ou x86).
Para tal, abra o Terminal do seu sistema: caso esteja usando o Ubuntu, abra a Dashboard e digite “Terminal” e em seguida, clique em seu ícone.
Depois, digite uname –a e tecle Enter.
Onde,
- O comando inserido.
- A identificação do Sistema Operacional.
- O SO “Pai” do Sistema atual.
- A arquitetura do Sistema. Por exemplo, i686 significa x86 e amd64 significa x64.
Conheça seu computador como a si mesmo. Pois quanto mais se conhece algo, menos problemas e mais soluções você tem em mãos. Não é preciso ser Nerd para entender um pouco mais sobre sua máquina, basta alguns cliques ou alguns comandos para se ter informações bem importantes para você que se preocupa com sua ferramenta de trabalho ou fonte de entretenimento -ou os dois ;-)
Agora é a sua vez, deixe sua opinião e responda: você conhece seu computador?
0 comentários:
Postar um comentário