É revelada uma fera, que respeita seus clientes! – Nerd Br

Passada a euforia, por parte dos fãs da plataforma Xbox, com a divulgação das especificações técnicas do poderoso novo console da família, vamos falar um pouco das questões práticas referentes à sua chegada no mercado, no qual se destacam as questões performáticas e a estratégia usada pela Microsoft, junto aos seus clientes.

Primeira divulgação do projeto, na E3 de 2016.



O poder do monstro:
A Microsoft divulgou todas as especificações da máquina, o processador central (CPU) tem 8 núcleos x86 que rodam em 2.3GHz. O processador gráfico (GPU) tem 40 unidades computacionais personalizadas que chegam a 1172MHz… Uma velocidade muito alta para um console  que consegue alcançar facilmente, os 6 teraflops prometidos pela empresa na E3 de 2016, quando foi oficialmente anunciado. Sua CPU é 30% mais rápida e a GPU é 4.6x mais poderosa que a da Xbox One S. Ele também conta com 12GB de RAM GDDR5, com uma largura de banda de 326GB/s para a memória. Com 4GB reservados para recursos do seu sistema operacional, os jogos podem utlizar os 8GB restantes, isto representa um aumento de 3GB sobre os 5GB de memória do Xbox One atual. Isso significa streaming mais rápido, com qualidade muito alta, que ajudará muito nas resoluções 4K que a Microsoft quer alcançar. A versão do console usada nessa demonstração, contava com um disco rígido SSHD  2.5 de 1TB um drive Blu-ray UHD. Assim como o Xbox One S, a fonte de alimentação é  integrada ao corpo do console e em termos de entradas/saídas, a parte traseira  é idêntica ao Xbox One S (não tem entrada Kinect,  mantendo o HDMI).

Forza rodando na divulgação das “Specs”, do Scorpio. Demonstração do poder de processamento em resolução 4k.

Políticas de fidelização:
Uma das exigências que a Microsoft fez à equipe de desenvolvimento, é que Scorpio seja totalmente compatível com a biblioteca de jogos já lançada para  o Xbox One e com os mais de 300 títulos do 360, disponíveis também,  para serem jogados no One, através da retrocompatibilidade. Ou seja, você poderá migrar sua conta, com seus jogos ganhos  no Games with Gold ou comprados na Live no decorrer dos anos, para o seu Xbox Scorpio tranquilamente. Existe um compromisso impressionante, para que o máximo de jogos Xbox One, rodem melhor do que nunca no Scorpio, com patches para aprimorar a resolução para 4k. Isto é uma questão de respeito e carinho que a empresa teve com seus consumidores mais antigos, ao contrário do que a concorrência faz, ao lançarem novos hardwares incompatíveis entre si. Isto fortalece o vínculo e fideliza o cliente à marca, já que o mesmo não precisa recomprar seus jogos .
Os contras…
Alguns setores da “imprensa especializada”,  levantaram a questão da falta de jogos a serem lançados junto com o novo console, e que o mesmo seria um fracasso de vendas, pelo preço (estimado em rumores de $499) elevado.  Porém, desde o pontapé inicial do projeto, o chefão da divisão Xbox, Phil Spencer, divulgou que o novo console seria uma versão premium do console atual, com mais recursos de hardware e resolução em ultra hd, que naturalmente vem substituindo a resolução em 1080, assim como o Xbox 360 (Fat) que utilizava vídeo componente, fez, ao ser atualizado para a versão Slim, e a conexão que passou a ser utilizada era HDMI. Não se trata de uma nova geração, como alguns especularam. Outra parte que particularmente vejo como um contra, é a ansiedade para a chegada da E3 de 2017, na qual a conferência do Xbox, é uma das mais esperadas, por conta dos lançamentos a serem divulgados ou pela falta deles, visto que o começo de 2017 foi digamos, desastroso para a marca, com o cancelamento do super hypado Scalebound, que  Platinum Games estava produzindo sob encomenda para o Xbox One, e por falta de títulos com forte apelo, que compensassem a falta que o game faria no primeiro trimestre do ano. Agora que sabemos que o Scorpio rodará os games já lançados no mercado, a vontade de comprar mais e mais jogos, volta de maneira absurda, porque além de termos sido tranquilizados quanto à compatibilidade,  simplesmente existe a curiosidade de podermos experimentar jogá-los numa resolução muito maior do que a habitual, em tv’s  com os recursos mais modernos como HDR E 4K. Haja grana, para podermos desfrutar de algo com um nível de tecnologia tão alto e de imediato…
Conclusão…
De início, possuir um Scorpio e uma tv 4K boa para jogos, será para poucos e exigentes. Com o passar dos meses, e pelo menos aqui no Brasil, com o entusiasmo da Copa do Mundo na Rússia em 2018, os preços dos televisores tendem a cair, dando oportunidade a quem deseja fazer um upgrade em sua tela, e devemos lembrar que recentemente, no lançamento do Xbox One S, o preço do console caiu drasticamente de R$25000 para R$1500 aproximadamente (preço praticado por lojas que “importam” do Paraguai, pois o console ainda não foi lançado oficialmente no país), em pouco tempo e provavelmente isto deverá acontecer ao Scorpio, é aquele negócio, o apressado come cru.  Estima-se que num prazo de 2 para 3 anos, a maioria dos jogadores que hoje possuem um Xbox One, migrem para um Scorpio, já que neste prazo a resolução 4k se tornará tão comum nos lares, quanto o 1080 é hoje.  Enfim, o que temos no momento, além das “Specs” do Xbox Scorpio, é um turbilhão de sentimentos liderados pela ansiedade… Chega logo, E3!!!
Share on Google Plus

About onix trition

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário