Marcas virtuais começam a incomodar gigantes tradicionais «

Ranking* divulgado pela brandchannel.com destacou players do cenário virtual como as marcas preferidas pelo consumidor.


Google, YouTube, Wikipedia estão entre as cinco marcas mais votadas pelos 3.625 profissionais e estudantes pesquisados.

O polêmico ranking já criou controvérsias em 2004 quando elegeu a rede AlJazeera como uma das cinco marcas mais influentes do planeta.

Segundo notícia da agência Reuters, a maior surpresa foi o YouTube com a terceira posição, seguido da enciclopédia colaborativa Wikipedia (quarto lugar), deixando a famosa rede de cafés Starbucks com o quinto lugar.

A pesquisa de acordo com a Reuters, “não leva em consideração o valor econômico de uma marca, que em geral resulta em colocar a Coca-Cola em primeiro lugar. E tampouco solicita aos entrevistados que avaliem se o impacto da marca é positivo ou negativo”.

Analisando superficialmente os resultados, posso inferir que o conteúdo colaborativo toma o palco de forma definitiva. Os consumidores, internautas, cidadãos estão interessados em participar, em projetos democráticos e estão fazendo disso suas bandeiras não só na web, como na vida real.

O próprio editor da pesquisa Anthony Zumpano afirma que as estréias de sites tão recentes se dá por uma tendência mais ampla de crescimento das marcas online baseadas nos conteúdos gerados pelos consumidores.

Já não é a web uma grande rede colaborativa, participativa e coletiva?

Veja mais na web

Popularidade de marcas da web indica popularidade de mudança de poder (Fonte Reuters – 26/01/2007)

Mundo digital também tem marcas famosas (Fonte MLOG – 19/10/2006)

Google bate a Apple em ranking das maiores marcas  (Fonte Adnews - 26/01/2007)

*As dez mais: 1. Google, 2. Apple, 3. YouTube, 4. Wikipedia, 5. Starbucks, 6. Nokia, 7. Skype, 8. IKEA, 9. Coca-Cola, 10.
Toyota.

Share on Google Plus

About onix trition

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário