Com o avanço da internet, vieram incontáveis vantagens quando se trata de vídeo games: multiplayer online, facilidade em encontrar e adquirir determinados jogos, assistir revelações e novidades em tempo real, facilidade em receber informações e a possibilidade se se comunicar com milhares de pessoas em fóruns ou redes sociais sobre seus games favoritos.
Porém, toda essa facilidade de se obter informações e de discuti-las, traz também um fantasma que assombra todos aqueles que gostam de manter suas experiências intactas: o spoiler.
Quando estamos em alguma comunidade online, seja em fóruns ou nas próprias redes sociais, são incontáveis momentos onde vemos alguém se descabelando e esgoelando sobre terem estragado alguma coisa em seu jogo, como se todos os seus sonhos e esperanças tivessem se despedaçado bem na sua frente. Mas o mais interessante é que mesmo usando a palavra “spoiler” em si, ela parece ter diferentes sentidos para cada uma das pessoas.
Mas o que é o spoiler? Segundo o dicionário digital: “O verbo to spoil tem o significado de estragar. Assim, o spoiler é qualquer coisa que estrague um filme, série ou livro” (ou game no nosso caso). A descrição continua com “basicamente, o spoiler acontece quando alguém, seja essa pessoa um amigo, um desconhecido em um fórum online ou qualquer fonte de informação resolve revelar informações sobre o conteúdo de algum livro ou filme, sem que a pessoa tenha visto.”
Dito isso, o que realmente configura o spoiler dentro de um vídeo game? Bom, na internet aparentemente, qualquer pedaço de informação se torna um. Uma imagem, um vídeo, um texto, uma informação técnica, um detalhe de um jogo de dez anos atrás (?). Fica difícil saber o que podemos ou não falar, pois podemos estragar a surpresa de alguém sem querer.
Usando um exemplo recente, tivemos nesse mês a volta do excelente Red Dead Redemption via retrocompatibilidade no Xbox One, e com isso, muitos fãs vibraram com a nostalgia que o game trouxe, e ao mesmo tempo, muita gente quis experimentar o jogo pela primeira vez. Com isso surgiram alguns conflitos, já que informações chaves como o final do game voltaram a ser discutidas, deixando muitos novatos nervosos por conta do que descobriram. Mas pera aí, RDR saiu em 2010, é realmente preciso ter cuidado em comentar sobre ele? Não é um pouco estranho querer ficar ileso de spoilers de algo que já tem seis anos?
Outra reclamação comum é o excesso de informações em trailers ou imagens, mas é possível considerar spoiler algo que foi oficialmente revelado? Era a intenção da empresa passar essas informações sobre o jogo, então por que ficar ofendido por terem “estragado a surpresa”?
Podemos continuar discutindo isso por muitas e muitas linhas, mas o ponto deste texto é trazer a discussão de o que realmente é o spoiler. É estragar alguma informação chave, ou qualquer conteúdo do jogo, desde técnico, visual ou de sua história? As pessoas realmente têm que evitar comentar sobre games totalmente datados, porque alguém pode não ter jogado?
Uma coisa é certa, é necessário ter o tato e o bom senso de não sair por ai espalhando pelos quatro cantos informações, história entre outros pontos de jogos que acabaram de sair, mas precisamos realmente ficar “mudos”, pois qualquer coisa pode estragar a surpresa de alguém? Deixe nos comentários o que você acha sobre isso!
0 comentários:
Postar um comentário